PRÉ-RESERVA

São Mateus do Sul - Paraná

|São Mateus do Sul
São Mateus do Sul2019-04-17T10:26:21-02:00

Conheça um pouco da

História da Cidade

A imigração polonesa (1890) traz o tom para a história de São Mateus. Chegando aqui, já é fácil de perceber a cultura e tradição deste povo tão acolhedor. Passeando pela cidade você também encontrará os casarões coloniais típicos poloneses, delineados pelos seus lindos lambrequins* .

FAÇA SUA PRÉ-RESERVA

(Fotos: Site Oficial do Grupo Karolinka)

Danças

Típicas e Tradição

Temos aqui o grupo Karolinka, que mantém viva a tradição de danças típicas e cantos poloneses. A culinária típica pode ser experimentada em diversas festividades da região.

FAÇA SUA PRÉ-RESERVA

A cidade e suas

Relíquias

À s margens do Rio Iguaçú, encontra-se o Pery – barco a vapor que foi amplamente utilizado para o comércio na época da colonização, fazendo de São Mateus o mais importante porto e centro comercial da região, que baseava sua economia, principalmente, no extrativismo de madeira e erva-mate.

(Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Nos anos 50 chega ao fim a navegação no Rio Iguaçú (o mesmo das Cataratas). Em seguida instala-se aqui a SIX, uma usina de extração e processamento de Xisto – da Petrobrás, que funciona também como um centro avançado de pesquisa na área de refino.
O parque tecnológico da SIX é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo! Resultados de pesquisas mostram o Xisto possui muitas propriedades nutrientes e produtos orgânicos, tanto para doenças foliares e radiculares de plantas, como também de estimulantes para o crescimento vegetal.

Indicação de Procedência

Terra da Erva-Mate

Tomar um chimarrão de manhã, encontrar a família e amigos acompanhados de uma boa cuia de mate, é típico entre os são-mateuenses. Tanto é forte a cultura da erva-mate aqui, que a caixa de água da cidade é em forma de Cuia!
Atualmente a cidade ganhou um importante selo de certificação de Indicação de Procedência (IP). Os ervais de São Mateus do Sul, são os únicos no Brasil a obterem esta certificação, o que atesta que a erva-mate produzida aqui possui qualidade e reputação diferenciadas.
Temos na região inúmeras plantações e fábricas de erva-mate, que fazem parte da base econômica municipal, sendo também exportada para outros países.
Em função dessa popularidade e da riqueza da Erva-Mate na região, foi criado aqui o chimarródromo, onde rodas de chimarrão são frequentes entre amigos, e também está em andamento a construção da Rua do Mate, o que torna ainda mais forte a identidade da cidade e sua ligação com a Erva-Mate.

FAÇA SUA PRÉ-RESERVA

(Fotos: Site Oficial do Grupo Karolinka)

(Fotos: Assessoria PMSMS)

“Sensacional o Hotel, fiquei muito feliz por ter a oportunidade de se hospedar no mesmo. O melhor já começou na recepção, os quartos são fantásticos desde o mais simples quanto o mais lindo. O café da manhã realmente é fantástico tem muitas variedades para todos os gostos. Outra coisa Fundamental foi a Limpeza, Realmente a limpeza também contou muito esse Hotel é nível internacional, deixo meus agradecimentos a todos os Funcionários que nesse meu período de estadia cuidaram de tudo. Em especial deixo meus agradecimentos para Cléber, Cristofer, Leonardo, Valmir, Juliana, Glaci, Sandra, Fernanda, Amélia,Edi, Kyra ( Proprietária) Por sinal esta mantendo a tradição do Hotel até os dias de hoje. Recomendo a todos esse grande Hotel. Obrigado a toda Equipe.”

Alexandre Nazario

“Excelente atendimento, aptos limpos, camas muito boas, café da manhã excepcional. Recomendo a todos que passarem por esta bela cidade se hospedarem no Hotel São Mateus.”

Eloi Campos